Redes Sociais: CREF9/PR

Conselho Regional de Educação Física do Paraná

Não é qualquer post que faz sucesso no Facebook!

É necessário conhecer vários aspectos sobre o público, saber o que move e comove sua audiência. E usar gatilhos mentais que coloquem as pessoas em ação: curtir, compartilhar ou visitar seu site.

Durante os 2 anos em que fui Assessor de Comunicação no CREF9/PR, gerenciei as redes sociais, elevando de 508 para 6.756 fãs de forma totalmente orgânica e principalmente mantendo um alto nível de engajamento.


468.608 visualizações e 10.758 compartilhamentos

Em um único post, sem precisar pagar anúncio. Isso com uma página que tinha apenas 5.000 fãs na época.

Com estas postagens abaixo conseguimos angariar suficientes assinaturas em um abaixo assinado para aprovação de uma lei no Senado Federal. O grande alcance foi obtido apenas de forma orgânica.

Nestes posts abaixo usamos uma técnica de copywriting, usando a redação na primeira pessoa – “Eu compartilho a aprovação desta lei” –, que é muito mais eficiente que pedir para a pessoa compartilhar o post. O gatilho mental de “pertencimento” (à classe dos Professores de Educação Física), de “inimigo comum” e alguns outros foram usados. O professor de Educação Física se vê na imagem abaixo.

A postagem acima teve este sucesso pois já havia sido feita uma postagem anterior com a mesma temática e que, além das curtidas na postagem, angariaram mais de 700 novos fãs para a fanpage do CREF9/PR em dois dias. Todos se movimentando com a mesma causa. Posts que ajudam as pessoas a lutarem por suas causas têm um grande sucesso.


Neste post abaixo, explorei dois gatilhos mentais importantes: notas de dinheiro (todos querem) e alteres de academia. Ou seja, o dono de academia que está precisando de dinheiro emprestado vai pensar: “isso é para mim!” Esta postagem rendeu muitos acessos ao link do site, inserido ao final do texto.

Curiosidade: o evento não pôde ser informado antes, pois na época estavam acontecendo manifestações de professores e o governador não queria anunciar aparições públicas. Mesmo sendo publicado no mesmo dia, o post conseguir que diversos empresários de academia comparecessem ao evento.

Na imagem abaixo, no mesmo dia, aproveitando o “edge rank” (engajamento do público) da publicação anterior, conseguimos divulgar as fotos das autoridades envolvidas fazendo a “média” necessária com as autoridades envolvidas na concessão do crédito.


Outras postagem virais. Fiz o copywriting e as imagens.