Esta foi uma maravilhosa oportunidade de colocar em prática todo o meu estudo em Heráldica.
A Ordem Vidya, também conhecida por Ordem Filosófica Mundial Vidya Yoga Ashram, é uma congregação espiritualista com bases na tradição hindu e tem sua sede mundial no Brasil.
O brasão para a Ordem Vidya foi construído mesclando conceitos da Heráldica europeia e elementos hindus, explicados abaixo.
O escudo, redondo, remete ao escudo oval tradicionalmente concedido à classe religiosa, espiritual. Tem como elemento central o símbolo da Filosofia Vidya, uma flor de lótus aberta e um Sol nascente com 18 raios (ambos símbolos da iluminação espiritual). O escudo tem como bordadura os elementos do brasão da tradicional família portuguesa Gama, pois a Ordem Vidya tem como seu fundador no Brasil o Grão-Mestre Uberto Gama.
Como tenentes, temos dois trishulas (tridentes) cinza, cruzados, que representam que a Ordem Vidya segue a linha filosófica de Shiva, o cinza, o destruidor das impurezas. No trishula, o dente do meio é sempre maior, pois mostra que entre os caminhos da esquerda e o da direita, o caminho do meio, da ponderação e do discernimento, sempre leva mais longe.
Encimando o escudo, como timbre, há um tigre passant, o rei dos animais na cultura asiática, representando a garra, a força e também os nomes iniciáticos do fundador e do patrono da Ordem Vidya (Grão-Mestre Uberto Gama ou Swami Vyaghra Yogi e Swami Vyaghrananda Bhagwan). Vyaghra significa “tigre” em sânscrito. O tigre também é o animal símbolo da Índia, nação onde nasceu a Filosofia Vidya e o Hinduísmo.
Como adorno há um “japamala”, um colar de contas para meditação, que também é usado pelos seguidores da Filosofia Vidya, como identificação e acesso à egrégora desta filosofia.
No listel, temos, ao centro, a divisa “Ordem Vidya” em caracteres latinos e nas laterais temos as inscrições em caracteres devanágari à dextra “Vidya Yoga” e à sinistra “Ashram”.